Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
 
 

Marketing



Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

O que o aluno estuda

O estudante vai aprender que marketing é mais do que publicidade. É um processo que começa por entender as necessidades do consumidor para desenvolver produtos, serviços e ideias que serão comercializados. Para estudar esse assunto, o aluno vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, geografia e matemática. O estudante vai aprender a definir o público-alvo de cada produto ou serviço, assim como aprenderá a analisar esse processo de aproximação e troca entre vendedores e compradores. O aluno estudará, ainda, as formas de utilizar as ferramentas de comunicação, como publicidade, telemarketing, promoção de vendas etc. No curso, o estudante vai aprender também a criar logotipos, rótulos e embalagens. Administração de empresas, Legislação (como o Código de Defesa do Consumidor) e Inglês e Espanhol para leitura de textos completam a formação técnica em Marketing.


O que o profissional faz

Pode elaborar pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor. No ponto de venda (como supermercados, shoppings, lojas etc.), pode realizar a demonstração de produtos e montar peças e materiais de promoção, além de negociar espaços para melhor expor os produtos que serão vendidos. Pode trabalhar elaborando orçamento para a execução de ações (como promoções, propagandas etc.), calculando quanto se vai gastar para realizar cada uma. O técnico em Marketing pode ainda acompanhar as ações para verificar se os resultados foram positivos ou negativos. Em pequenas empresas, pode criar logotipos, rótulos e gerar conteúdo para as redes sociais.


Destaque

Marketing e publicidade não são sinônimos. A publicidade é uma das ferramentas utilizadas pelo marketing para aumentar a visibilidade dos produtos. O trabalho do técnico em Marketing está focado principalmente em entender as necessidades do consumidor e promover os produtos do que em criar peças publicitárias.


Onde trabalhar

No departamento de Marketing em empresas de qualquer setor, comércios, ONGs e agências de comunicação ou publicidade.


Tipos de curso

Técnico com duração de três semestres, Técnico integrado ao Ensino Médio, Ensino Médio com Qualificação Profissional e Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional.


Onde Estudar

A cada processo seletivo é preciso conferir quais os cursos oferecidos em cada unidade.


Atibaia
Barra Bonita
Cajamar
Casa Branca
Cruzeiro
Ferraz de Vasconcelos
Garça - Etec Monsenhor Antônio Magliano
Lorena
Mococa - Etec Francisco Garcia
Monte Alto
Nova Odessa
Orlândia
Osasco - Etec Prof. André Bogasian
Osvaldo Cruz
Piracicaba
Pirassununga - Tenente Aviador Gustavo Klug
Presidente Prudente - Etec Prof. Adolpho Arruda Mello
Presidente Venceslau
São Joaquim da Barra

São Paulo
  Etec Prof. Adhemar Batista Heméritas
  Etec Camargo Aranha
  Etec Guaracy Silveira
  Etec Martin Luther King
  Etec Parque da Juventude
  Etec Parque Santo Antonio
  Etec Sapopemba
  Etec Sebrae

São Sebastião
Taubaté
Tupã
Teodoro Sampaio
Vargem Grande do Sul


A cada processo seletivo é preciso conferir quais os cursos oferecidos em cada unidade.


Talvez você possa se interessar também por

Administração
Comércio
Comunicação Visual
Multimídia


 
 
 
© Copyright 2014 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom