Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 
 

Formação Tecnológica




Mestrado em Tecnologia:Gestão, Desenvolvimento e Formação
Autor: Eliana Gregório Rodrigues
Orientador(a): Profª. Drª. Esméria Rovai
Banca: Profº. Drº. Alfredo Colenci Júnior; Profº. Drº. Potiguara Acácio Pereira
Título: O Estar Junto na Gestão do Presencial / Virtual. Uma Proposta de Inovação Educativa pelo Emprego de Atividades não presenciais via Internet na disciplina de Inovação Tecnológica do Curso de Informática - Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista.

Resumo

Este estudo bibliográfico e documental apresenta como objetivo sistematizar uma proposta educativa na prática pedagógica que extrapole os limites da sala de aula, a partir da introdução de ambientes virtuais de aprendizagem para a realização de atividades não presenciais, como resposta à indagação: por que implementar tais atividades, seguindo as diretrizes do projeto pedagógico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

O cenário é a disciplina de Inovação Tecnológica do Curso Superior de Tecnologia em Informática com ênfase em Gestão de Negócios da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista. Conhecimento, Educação e Tecnologia são eixos do referencial teórico relacionados à integração das atividades não presenciais às presenciais na formação inicial do jovem para o mundo do trabalho, o qual não pode mais prescindir do uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em especial, o computador e a internet.

O porquê traz implícita a questão: como implementar esse procedimento na disciplina em foco. Trabalhar por problemas da realidade do aluno/professor é a estratégia pensada para a articulação e integração de atividades presenciais e virtuais, a partir de uma prática que rompa com a reprodução do ensino tradicional, a dissociação teoria e prática, bem como a dissociação ensino e pesquisa.

A proposta sistematizada, já experimentada empiricamente, recebe o nome de "O Estar Junto na Gestão do Presencial/Virtual". Este estudo aponta a necessidade de voltar a examinar essa prática, agora, nessa nova perspectiva, para testá-la e avaliá-la a fim de refletir e apontar novos problemas e sugestões que possam contribuir para o seu aperfeiçoamento.


Palavras-chave

Educação a Distância, EaD, e-learning, Atividades on-line, Abordagens educacionais, trabalho por problemas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, aprendizagem colaborativa, estudante on-line, professor on-line, ferramentas de comunicação, estratégias pedagógicas, pesquisa na internet.


Download da dissertação completa

  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Picasa
  • Snapchat
  • Instagram
  • Linkedin
  • Linkedin
  • Compartilhar
 

Notícias


Mais notícias


 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2016 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom