Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 

Formação Tecnológica



Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Autor: Durval Cordas
Orientador(a): Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Banca: Profº. Drº. Alfredo Colenci Jr.; Profª. Drª. Edileine Vieira Machado
Título: Ensino Técnico e Leitura: O Hábito de Leitura do Técnico em Formação

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar o tipo de relação que se dá entre ensino técnico e leitura, tendo como enfoque mais específico o hábito de leitura do aluno do curso técnico, e discutir as possíveis vantagens do aprimoramento desse hábito para a formação técnica.

A hipótese da qual parte a pesquisa é a de que a leitura é aspecto relevante e não negligenciável de uma formação que vise o amadurecimento de técnicos como sujeitos da técnica, e não meros operadores de sistemas que se parecem mover por si mesmos, como se intrinsecamente dirigidos. Os sujeitos de pesquisa são alunos de cinco diferentes cursos técnicos de três instituições de ensino, uma privada e duas públicas, localizadas na Grande São Paulo.

O referencial teórico sobre a leitura tem como principais nomes Piaget, Vygotsky, Freire, Smith, Morais e Perissé. Uma outra série de especialistas fundamenta o tema da formação técnica, ao lado de documentos legislativos e de obras de caráter mais geral sobre o trabalho e a educação.


Palavras-chave

Leitura; Ensino técnico; Trabalho; Tecnologia.


Download da dissertação completa

  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Picasa
  • Snapchat
  • Instagram
  • Linkedin
  • Linkedin
  • Compartilhar
 

Notícias


Mais notícias


 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2016 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom