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Tecnologias da Informação Aplicadas



Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Autor: Carlos Eduardo Marcondes Macedo
Orientador(a): Profº. Drº. Marcelo Duduchi Feitosa
Banca: Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez; Profº. Drº. Elizeu Coutinho Macedo
Título: Tecnologia da Informação para a Educação Inclusiva no Ensino Superior do CEETEPS

Resumo

As pessoas com deficiência enfrentam dificuldades no seu dia a dia e na convivência em sociedade por lhe faltarem meios de interagir, de maneira autônoma, em todas as funções a que um indivíduo habitualmente realiza.

Desta forma, faz-se necessário uma adaptação do meio em que vivemos para possibilitar a todos, sem distinções, o direito de ir e vir, e não exigir desses indivíduos habilidades que não possam ser desempenhadas. A inclusão social não deve compreender apenas a uma área, mas todas do processo social, inclusive a de ensino.

Deste modo, as instituições de ensino têm um papel imprescindível, que é perfazer meios de atender e manter estes alunos em sua grade de ensino.

O presente trabalho identifica os elementos facilitadores da tecnologia da informação que podem colaborar na comunicação professor aluno ou vice-versa, nas instituições de ensino superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, efetuando um comparativo entre quais tecnologias estão sendo empregadas e quais poderiam ser utilizadas, com base na análise da demanda de pessoas com deficiência nos vestibulares do segundo semestre de 2008 e do primeiro semestre de 2009.


Palavras-chave

Deficiência, instituição de ensino superior, tecnologia da informação, inclusão social, tecnologia assistiva.


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