Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 
 

Tecnologias da Informação Aplicadas




Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Autor: Marcelo Lampkowski
Orientador(a): Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo
Banca: Profº. Drº. Maurício Amaral de Almeida; Profº. Drº. Angelo Cataneo
Título: O Impacto da Adoção e Incorporação do Comércio Eletrônico nas Empresas de Bauru

Resumo

Atualmente, a Tecnologia da Informação (TI) é utilizada de maneira cada vez mais intensa e ampla pelas organizações, como uma poderosa ferramenta, que afeta as bases da competitividade e estratégias empresariais. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é o surgimento do ambiente digital que passou a permitir a realização de negócios pelo Comércio Eletrônico (CE). Na história da humanidade, poucas inovações reúnem tantos benefícios potenciais quanto o CE.

A natureza global da tecnologia, a possibilidade de atingir milhões de pessoas, a sua natureza interativa, suas diferentes possibilidades de utilização, recursos e a rápida expansão da infra-estrutura que lhe dá suporte resultam em inúmeros benefícios para as empresas. Contudo, apesar da importância do CE no cenário econômico atual, nota-se uma carência de estudos e pesquisas no que se refere ao impacto causado pela sua adoção e incorporação nas atividades empresariais.

Buscar o preenchimento desta lacuna foi o fator que motivou a elaboração deste trabalho, que objetivou identificar como o processo de adoção e implantação do CE afeta as principais funções e atividades empresariais. Este trabalho se justifica pela necessidade de adaptação e de adequação das empresas no ambiente do CE para garantir a competitividade no mercado, a continuidade do negócio e sucesso no novo cenário. A perspectiva de contribuição dá-se pela necessidade de conscientização do planejamento para a realização do CE.

Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa que se serviu de um instrumento de coleta de dados estruturado baseado em um questionário, o qual foi aplicado a uma amostra composta por 26 empresas selecionadas por conveniência. Os resultados da pesquisa possibilitaram identificar que as áreas de marketing e produção de uma empresa foram as que sofreram maior impacto após a implantação do CE, bem como propor relações para serem investigadas em estudos futuros.


Palavras-chave

Adoção; Incorporação; Comércio Eletrônico.


Download da dissertação completa

  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Picasa
  • Snapchat
  • Instagram
  • Linkedin
  • Linkedin
  • Compartilhar
 

Notícias


Mais notícias


 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2016 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom