Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 

Tecnologias da Informação Aplicadas



Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Autor: Cristina Ito
Orientador(a): Profª. Drª. Marilia Macorin de Azevedo
Banca: Profº. Drº. Alfeu Vitelli Marinho Filho; Profº. Drº. Mauricio Amaral de Almeida;
Título: Uma alternativa de conscientização sobre prevenção Odontológica: Desenvolvimento e Avaliação do Protótipo de um Serious Game

Resumo

Estudos realizados pelo Ministérido da Saúde demonstram que para o Brasil atingir a meta da OMS em 2010 é preciso aplicar métodos preventivos e promover a saúde bucal. Além disso, o tratamento odontológico é cercado por uma associação à dor, que gera um estresse ao paciente e a sua fuga à busca de soluções destes problemas, necessitando-se informar, conscientizar e motiva-lo com recursos atuais e tecnológicos, e assim atrai-lo para cuidar e tratar destas enfermidades, levando a uma melhor qualidade de vida.

Desta maneira este trabalho propõe desenvolver um jogo do tipo serious para a disseminação e conscientização da população infantil sobre a saúde bucal. Para isto foi necessário um estudo científico das diversas fases de aprendizado da criança, conforme a sua idade para um melhor aproveitamento da ferramenta. Ultilizou-se mapas conceituais para elaborar o conceito de produção e pré-produção deste jogo. Além disso, foi utilizado a combinação da técnica de casos de uso, roteiros de cinema e televisão e árvores narrativas para a elaboração e organização da história do jogo.

O desenvolvimento de um framework para facilitar o acréscimo e mudanças da organização das cenas foi feito ao analisar os roteiros elaborados a partir dos casos de uso. Realizou-se um protótipo para testar e garantir que a jogabilidade fosse divertida, atraente e prática. Sua avaliação foi por meio de questionários aplicados em 40 pedagogos que são responsáveis pela educação formal das crianças, 31 dentistas que são os mais interessados pela saúde bucal e 44 responsáveis que desejam o ideal e o melhor para os seus filhos. Obteve-se 90% de aprovação do protótipo possibilitando o início da fase de produção do jogo com a premissa de que o serious game proposto é uma alternativa de conscientização para a prevenção odontológica.


Palavras-chave

Saúde Bucal, Educação em Odontologia, Jogos de Vídeo, Jogos Experimentais, Informática Médica, Serious Games.


Download da dissertação completa

  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Picasa
  • Snapchat
  • Instagram
  • Linkedin
  • Linkedin
  • Compartilhar
 

Notícias


Mais notícias


 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2016 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom