Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 
 

Tecnologias da Informação Aplicadas



Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Autor: Camila Martinelli Rocha
Orientador(a): Profª. Drª. Marilia Macorin de Azevedo
Banca: Profº. Drº. José Manoel Souza das Neves; Profº. Drº. Rosinei Batista Ribeiro
Título: Redes Sociais On-Line e seleção de pessoas: Linkedin e Servqual

Resumo

A atividade de seleção de pessoas é um processo importante e frequente, para organizações e muitas vezes para indivíduos, com implicações diretas no cotidiano e na sobrevivência desses dois personagens. Na visão das organizações, esse momento se torna estratégico na busca por talentos que agreguem valor. A variedade, a facilidade de socializar informações e a possibilidade de identificar indivíduos por meio da utilização das TICs faz com que tanto o comportamento do indivíduo seja diferente, quanto os processos de uma organização.

Portanto com base nas referências acima, foi possível delimitar o objeto de estudo desta pesquisa, no caso avaliar a Rede Social On-line LinkedIn, como um serviço, por meio da aplicação de um questionário on-line, adaptado de acordo com a escala SERVQUAL, ferramenta utilizada para verificar a qualidade de um serviço ofertado na visão do cliente. Aqui o cliente, assume o papel de usuário, já que os participantes, são os profissionais da área de Recursos Humanos, das empresas de Tecnologia da Informação cadastradas no LinkedIn.

Para o desenvolvimento do corpo teórico desta pesquisa foram utilizados livros, artigos científicos, anais, revistas, teses, dissertações e sites, dentro das seguintes áreas: Sociedade da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Seleção de Pessoas, Comunidades Virtuais e Redes Sociais On-line e a escala SERVQUAL.Uma referência bibliográfica fundamental para o desenvolvimento do corpo teórico desta pesquisa, foi a utilização da Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação – TIC, 2010 (CGI, 2011), o que possibilitou o levantamento de índices fundamentais para a validação do objeto de estudo.

Como resultado, além de outras considerações finais, foi possível verificar que existe a necessidade de mudanças, nos serviços oferecidos pela Rede Social On-line LinkedIn, na visão dos usuários de Recursos Humanos que a utilizam. Essas mudanças no LinkedIn, tornam-se fundamentais, principalmente por seu contínuo crescimento em relação a quantidade de usuários e sua utilização como ferramenta de apoio a processos organizacionais.


Palavras-chave

Redes Sociais, LinkedIn, Seleção de Pessoas, SERVQUAL.


Download da dissertação completa

  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Picasa
  • Snapchat
  • Instagram
  • Linkedin
  • Linkedin
  • Compartilhar
 

Notícias


Mais notícias


 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2016 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom