Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 

WebSAI



O WebSAI é uma avaliação feita anualmente em todas as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) por meio da coleta de informações de alunos, professores, funcionários, pais de alunos (Etecs), equipe de direção e egressos.

Todos os anos, os entrevistados respondem a um questionário sobre diversos aspectos de sua unidade, que vão desde a adequação do espaço físico e instalações até as práticas pedagógicas adotadas pela escola ou faculdade.

Essas informações são utilizadas pela Área de Avaliação do Centro Paula Souza, responsável pelo WebSAI, para analisar os processos de funcionamento das unidades de ensino, seus resultados e o impacto na realidade social em que a instituição se insere.

Seu objetivo é buscar a melhoria da qualidade de ensino por meio do autoconhecimento. Com base nos resultados do WebSAI, diretores e professores podem detectar os pontos positivos e negativos de suas unidades e estabelecer estratégias para melhorar o desempenho de seus alunos.


HISTÓRICO



Criado em 1997, o Sistema de Avaliação Institucional (SAI) foi implantado em todas as Etecs em 1999 e, em 2000, nas Fatecs, seguindo os mais rigorosos critérios estatísticos.
No período de 1999 a 2012, durante o processo de análise e discussão dos resultados, a Área de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza recebeu contribuições significativas de toda a comunidade escolar, que, em sinergia com as mudanças inerentes ao próprio sistema educacional, indicou a necessidade de imprimir mudanças no modelo, mantendo-se os princípios básicos do sistema original.

A partir de 2010, os questionários deixaram de ser preenchidos em formulário de papel e passaram a ser totalmente on-line, trazendo mais agilidade ao processo de avaliação. Desde então, todos os entrevistados participam da pesquisa pela internet e o SAI passou a ser chamado de WebSAI.

Em 2013, o WebSAI passou por duas novas  mudanças. Os resultados da pesquisa deixaram de ser usados como subsídio para a política de bonificação por resultados do Estado de São Paulo. Essa desvinculação permitiu o resgate dos objetivos primordiais do SAI, que neste momento se configura como a melhor base de dados institucionais do Centro Paula Souza.

Além disso, uma nova metodologia de avaliação passou a ser adotada, com um foco mais específico na gestão das unidades em seus distintos ângulos, apresentando suas dimensões dentro dos seguintes indicadores: insumos, processo, resultados e impacto.


ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (WebSAI-e)



Outro objeto de pesquisa do WebSAI são os ex-alunos das Etecs e Fatecs. Desde 1996, o Centro Paula Souza preocupa-se em saber se os técnicos e tecnólogos que forma estão trabalhando, se estão com dificuldades de inserção no mercado e se obtiveram melhorias pessoais e profissionais.

As respostas a essas questões permitem perceber se o ensino oferecido contribuiu para integrar o egresso como cidadão e profissional aos setores em que atua e às necessidades do mercado.
Auxiliam também a aprimorar o perfil do tecnólogo para estar sempre em sintonia com as exigências e mudanças do mercado de trabalho.

Em 2000, os ex-alunos passaram a ser avaliados anualmente pela Área de Avaliação Institucional por meio do SAIE (Sistema de Acompanhamento Institucional de Egressos), hoje chamado de WebSAI-e.

As pesquisas são realizadas com egressos um ano após a conclusão do curso. Os questionários são respondidos pela internet e, com base neles, são emitidos relatórios que servem como referencial sobre a situação dos técnicos e tecnólogos e sua inserção no mercado de trabalho.



Contato

AAI (Área de Avaliação Institucional)
Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia 
01208-000 - São Paulo - SP 
Tel./Fax: (11) 3324-3381
web.sai@cps.sp.gov.br


  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Picasa
  • Snapchat
  • Instagram
  • Linkedin
  • Linkedin
  • Compartilhar
 

Notícias


Mais notícias


 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2016 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom